Tudo e todas as coisas
- #LuaDeCafé
- 27 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Se você gosta de romance, drama e uma boa reviravolta em uma história PRECISA ler o livro Tudo e todas as coisas, que virou filme recentemente, eu não assisti ao filme, pois queria ler o livro antes para ficar por dentro do assunto.
Então, bora pra resenha! Curte O Pequeno Príncipe? Quantas vezes você já leu o mesmo livro? Sentiu alguma diferença das vezes que leu? A Maddy me ensinou que sim, cada vez que lemos o mesmo livro, podemos sim sentir algo diferente, aprender algo diferente, porque será sempre uma nova situação.
" Eis o meu segredo. É bastante simples:
O essencial é invisível aos olhos."
- Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe (um dos livros favoritos de Maddy)

Com diálogos fofos, a autora Nicola Yoon (amei conhecer o trabalho dela e JÁ QUERO outros livros dessa mulher maravilhosa), conta a história de Maddy que tem uma doença pouco conhecida que faz com que ela viva apenas na sua casa, sobre cuidados médicos constantes, sem ter contato com a vida lá fora, sendo assim: ela estuda em casa, não recebe visitas com frequência e nunca teve uma vida fora da casa, porque seria mortal.
Mas tudo muda quando um caminhão de mudança chega na casa ao lado e Maddy vê Olly pela primeira vez.
De repente Maddy se dá conta de tudo que está do lado de fora, tomada por um desejo de conhecer e ver mais do que o mundo tem a oferecer, incluindo o adorável Olly. Entre mensagens de texto, e-mails, eles finalmente se encontram pessoalmente graças a Rosa, a enfermeira queridona de Maddy, mas nisso é segredo, a mãe de Maddy não sabe de nada.

Aos poucos a rotina e os pensamentos da jovem mudam, isso gera curiosidade na sua mãe, que leva alguns dias para descobrir a verdade e toma uma decisão drástica, impedindo que eles se vejam e se falem, e ainda demite a Rosa, que era uma segunda mãe para Maddy.
Ponderando tudo o que sua mãe passou ao perder o marido e o filho mais velho num acidente quando Maddy era apenas um bebê. Ela considera o esforço, tempo e amor que sua mãe dedicou nesses 18 anos exclusivamente para Maddy, mas a vontade de conhecer o mundo e todas as coisas fala mais alto. Arriscando sua vida e mentindo para Olly, eles embarcam para o Havaí, tudo com um tom de despedida, já que ela acredita que não sobreviverá seguindo a moral do seu livro favorito O Pequeno Princípe, vale tudo por amor.
Não demora muito para a mãe de Maddy descobrir sua localização, então o tempo que eles tem juntos fica reduzido. Realizando seus sonhos, desde pisar na areia a mergulhar, aproveitando cada momento juntos, você super irá shippar Maddy e Olly <3

Como nem tudo são sonhos, de volta para realidade, Maddy passa mal na manhã seguinte e é levada as pressas para o hospital, de lá para casa nos EUA novamente.
Então sua rotina sofre uma mudança novamente, mas dessa vez quem está desacredita é Maddy que perde um pedaço da sua esperança por ter uma vida comum, tanto que ela começa a evitar qualquer tipo de comunicação com Olly.

Uma grande surpresa gera curiosidade e desconfiança em Maddy que começa a investigar seu passado, na casa ao lado a movimentação também é grande, além de romance um dos temas abordados no livro é a violência doméstica que a mãe de Olly sofre do marido que bebe todos os dias, mas que acaba recebendo um ponto final com a mudança da mãe com seus filhos no início da tarde.
Após a tempestade de novidades, Maddy agora pode seguir em frente ainda enfrentando muitos desafios e compreensão.
Com certeza o tema principal do livro é o amor, de várias formas, nos fazendo pensar no que somos capazes de fazer por quem amamos e de que forma conseguimos ter empatia com quem convivemos. Uma história linda, envolvente, apaixonante e surpreendente.
Commentaires