Sinal amarelo o ano todo
- Luana Porto M.
- 29 de set. de 2017
- 2 min de leitura

O mês de Setembro está chegando ao fim e vale lembrar da campanha Setembro Amarelo que foi muito divulgado nas mídias trazendo o assunto que ainda é considerado tabu: Suicídio (A campanha Setembro Amarelo é de Prevenção ao Suicídio), com estatísticas e dados que deixam todos preocupados. Esse assunto está muito ligado com a saúde mental.
O mês está terminando mas a atenção sobre o assunto para ajudar na prevenção não pode ter fim. Ano passado uma amiga pediu para escrever um texto reconfortante para fazer alguém que estivesse passando por um momento difícil, e então decidi escrever citando um livro muuuuito bacana que muita gente conhece: As vantagens de ser invisível, se você não conhece vale a pena ler! Ele tem uma narrativa diferente, e traz temas como depressão, assédio e suicídio, mas também fala sobre amizade, amor, saúde mental de uma forma que você acabe querendo abraças o Charlie (protagonista do livro).

Enfim, fiz um texto curto basicamente falando sobre o que todas as pessoas precisam: apoio. Todos precisam ouvir um "vai ficar tudo bem", "isso vai passar". Não sou psicóloga, mas sei como é passar um momento de difícil, não estou falando de problemas financeiros ou brigas com familiares, estou falando de algo que vem de dentro, algo profundo, algo que só quem tem/teve (está com ela "silenciada") depressão pode entender.
Mas espero que esse pequeno texto traga um pouco de luz para qualquer momento escuro que esteja passando. Se quiser pegar o texto, postar em algum lugar fique a vontade, mas por favor, dê os créditos, se quiser pode me marcar no Instagram (@luadecafe), ficarei feliz.

Quando estiver triste, sentindo aquele vazio, olhando para aquele abismo, busque respirar e pensar melhor sobre seus sentimentos, tudo bem se sentir mal as vezes, não há nada de errado em ficar triste, sentir sentimentos confusos, até mesmo aquela sensação de solidão, mas Você não está sozinho, talvez só precise de silêncio.
“Deixei que o silêncio colocasse as coisas no lugar em que elas deveriam estar.”(trecho do livro As Vantagens de Ser Invisível onde o personagem lida com questões da sua saúde mental.)
Não é porque as pessoas não falam sobre seus sentimentos o tempo todo que falar do que Você sente é errado, não há nada de errado e Você pode e deve procurar alguém para conversar e aceitar essa parte da sua vida também é importante.
“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.” (trecho de As Vantagens de Ser Invisível.)
Posso falar sobre os belos lugares que Você ainda precisa conhecer, dos sonhos que precisa realizar e das pessoas que estão na sua volta, mas não será assim que ficará tudo bem, não será fazendo você sentir culpa que as coisas melhorarão. Queria prometer que Você nunca mais irá sentir-se triste e só, mas isso infelizmente acontece e só posso pedir para que seja forte e buscar a luz quando sentir-se na escuridão.
Você não está só.



Comentários